quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

O papel do professor durante o golpe de 2016

Quando do golpe militar de 1964, se dizia wue o papel do aluno era só estudar o programa, que era feito por professores, cujo papel seria só o de ensinar estritamente a matéria de que era responsável. A falta de contextualização política das matérias em sala de aula, a meu ver, contribuiu para a destruição atual do Brasil, assim como a falta de conscientização política fi povo foi a falha imperdoável do PT para com o pais, deixando-o totalmente desprotegido contra o golpe que se instalou em 2016.

Deduzidas a corrupção, que existe sempre  onde há poder, o PT se limitou a dar fragmentos da renda abundante de uma plutocracia ao povo por meio de fecundos e amplos progamas sociais. O povo, fantasticamente resiliente às dificuldades, multiplicou as ações qie vinham em seu benefício e o Brasil partia pra ser grande nação.

Naquele momento, esta pequenissima, mas também poderosíssina classe dominante não acendia o fogo do discurso da corrupção pois ganhava grana a roldo, e sabia que a qualquer momento poderia virar o jogo ainda mais a seu favor, pelo despreparo político do povo brasileiro.

Então houve a limitação das commodities e, para manter e ampliar seus ganhos, esta elite chutou o balde com o povo dentro, por meio do discurso anticorrupção - sempre aparece este duscurso nos golpes - e  suportado legalmente pela Farsa a Jato... digo, Lava a Jato.

Incrivel como partidos de esquerda radical, como o Psol, foram os mais usados ao levantarem a bola, em 2013, com os R$ 0.20 do aumento de passagem e 2014, com o ridículo Não Vai Ter Copa. Operaram junto com a classe média, a mídia e o estamento jurídico e alguns paus-mandados da Cia que operava na surdina através da embaixada americana.

Tenho todos os pecados do mundo suficientes pro diabo me receber com justiça no inferno, mas deste pecado de omitir politicamente em sala de aula como professor  eu não participei. Em toda aula que eu dava neste terrível período, alertava aos alunos do que se passava e o que se passaria. Mas sei que infelizmente foi um esforço inútil, pois o professor luta contra um instrumento  poderosíssimo que é a mídia falada e escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário