quarta-feira, 29 de novembro de 2017

O herbicida Roundup da Monsanto/Bayer

O Brasil come soja mais veneno pra dar dinheiro a Bayer/Monsanto. Explico: a soja transgênica cultivada no Brasil é uma soja criada pela Monsanto pra ter resistência a um herbicida também da Monsanto, o Roundup.

Funciona assim: o Roundup limpa a área, matando todo tipo de erva que tiver no solo, preparando-a para o plantio da soja. Então, planta-se a soja, mas pra ela ñ morrer, pois como qualquer erva se acabaria com o Roundup, terá de ser resistente ao mesmo. Então, a Monsanto criou a "maravilhosa" soja transgênica, resistente ao veneno Roundup do mesmo criador, a Monsanto.

Embora se diga, e é fato, que o agronegócio é uma das maiores fontes positivas do balanço de pagamentos (exportações - importações), grande parte desses dólares se esvai em importação de adubos, venenos, pagamento de royalties dos transgênicos à Monsanto e altíssimo custo ambiental e de saúde pública.

Anote-se a devastação que a monocultura, especificamente o cultivo de soja transgênica, traz ao meio ambiente e ao solo, intoxicando-o e esterilizando-o; as fortes suspeitas do Roundup provocar câncer e a aniquilação de material genético de espécies primitivas, vegetais e animais, ou seja, da biodiversidade do planeta pelo dano ao meio-ambiente, mortandade de abelhas e extinção de sementes.

De tal sorte que, se o Brasil fosse um país sério, apoiaria mais projetos de agroflorestas e menos de soja transgênica. Mas sabe-se que o lobby da Monsanto/Bayer no Brasil é vigorosíssimo e lobby no Brasil é sinônimo de muita propina pra congressistas.

Vejam, por exemplo, a reportagem do link abaixo e avaliem, por si. A notícia diz que os índices máximos permitidos pela Anvisa de Glifosato no Brasil - princípio ativo do Roundup - é 200 vezes maior do que o da União Européia. Indago: os brasileiros seriam 200 vezes mais resistentes a veneno que os europeus?

Replico ainda que o temerário golpista presidente da república, pra se manter no poder, perdoou recentemente dívidas do agronegócio na casa dos R$ 10 bi.

Soja é Roundup. Roundup é Monsanto/Bayer e se é Bayer e se tem político corrupto é muito ruim.

https://twitter.com/BrasilWire/status/935135565506375680

Nenhum comentário:

Postar um comentário