segunda-feira, 7 de março de 2016

Pauperófobo

O Sr. Jung Mo Sung pediu ajuda no Twitter pra encontrar expressão para uma sociopatia muita em voga nos coevos dias. Trata-se da aversão ao pobre. Apesar de já ter lido, em algum texto, pobrefobia, achei que não soava chique, então sugeri, pra doença, pauperofobia, do prefixo latino pauperos(pobre) e do sufixo grego phobos(fobia) e, pro doente, pauperófobo.

A propósito, Max Weber, no livro A Ética Protestante, explicava a pobreza ibérica relacionando-a à fé católica. Os aficionados de Lutero eram mais: Deus colocou os escolhidos na terra pra serem exemplos de seu poder, portanto fossem ricos. Já pros católicos seria mais fácil um camelo entrar numa agulha, portão de muralha, do que rico passar pela vigília do porteiro dos céus.

Pois bem, que o seja todo razão o Sr. Weber, mas, cá pra nós, pra ser rico e ter de conviver com doutrina de Malafaia, Waldomiro, Edir Macedo, Cunha e o escambau universal, parece ser menos chato ser pobre. Isso pros que não sofrem de pauperofobia.

Mesmo porque, do ponto de vista ecológico, a terra não aguenta muita gente rica, não. Só os gringos consumem, por baixo, uns 20% dos recursos da terra. A gente não escapa nem quando eles estão dormindo, porque bufa de metano de fastfood McDonald não é brincadeira. E os chineses, embora comendo arroz como prato principal, consomem mais 24% dos finitos recursos.

P.S.
Sim, a palavra que nomeia a doença existe. De fato, veja este texto do jornal O Povo de autoria do Professor Pedro Jorge Chaves Mourão
http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2016/01/11/noticiasjornalopiniao,3559687/quem-tem-medo-de-pobre.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário