quinta-feira, 18 de junho de 2015

Dificulitoso(*) (palavra que minha vó usava) é:

1. Dar rumo a um bando de caranguejo.
2. Mudar alguma coisa no mundo.
3. Brigar com cupim.
4. Ouvir buzina de imbecil (quase todos eles buzinam).
5. Ver um jabuti trepado numa árvore e resistir de tirá-lo, porque jabuti não trepa em árvore e, se o infeliz ali está plantado, foi que um fela-da-gaita ali o colocou.
6. Ensinar o mesmo jabuti a subir no mesmo ou noutro pé-de-pau.
7. Ver casca de banana, ponta de cigarro e saco plástico arremessado de Hilux, Corola; denotando bolso cheio e educação vazia.
8. Aguentar reclamação seletiva de gente que pensa estar mudando o mundo, quando, no frigir dos ovos, quer político nojento, entreguista e corrupto de volta ao poder.
9. Ver o Brasil ser dominado por igrejas, comandadas por vigaristas da fé pública, pedindo mamata da imunidade tributária e vendendo embustes em forma de milagres do cacete.  Leva a alienação e ao terrível estado teocrático suprimidor das liberdades do estado laico.
10. Ver a taxa Selic subir à estratosfera alimentando o bolsa-juros de rentistas e banqueiros respaldado na ficção da dívida pública criada pela plutocracia fela-da-putista que incita a população cacetear o providencia bolsa-família.
11. Ver um judiciario e um ministério publico atuando de forma dogmática, partidária e seletiva.
12. Ver cartórios (o supremo do anacronismo português, criados pra dar emprego à corte real, no Brasil de D. João VI. Pois bem, ver cartórios cobrarem horrores, dentre outros por um registro de imóvel, sem que os felicíssimos tabeliães tenha posto nele um só tijolo ou contribuído com um pingo de suor para o feito concreto. Eita, mamata é cartório!

George Alberto.

*Dificulitoso -  Explicação minha para a palavra. O nordestino vive em terra quente e pra poupar esfôrço em pronunciar uma palavra "dificulitosa" quebra, ou seja pronunciar o "cul", acrescenta um "i" depois do "l" e o "dificultoso" torna-se maneiro na pronúncia "dificulitoso". É pena que a Globo, com sua pronúncia pasteurizada dos jornais nacionais, venha sistematicamente acabando com essas maravilhas das pronúncias regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário