quinta-feira, 19 de março de 2015

Frase lapidar de Cid Gomes

Depois de pedir exoneração do cargo de Ministro da Educação do Governo Dilma, o ex-governador do Ceará Cid Gomes, sapecou aos ouvidos da imprensa:
"... Ou tomam parte do poder ou apostam no quanto pior, melhor para assumir o poder."

Nada mais verdadeiro. Golpes no Brasil se dão quando os Donos do Poder em conflagração com interesses internacionais tentam manter ou aumentar as suas benesses.

Aproveitam-se de fraquezas de governo - e este os têm muitas - para derrubá-los. Governos democráticos, legal e legitimamente eleitos pelo voto popular. Perdem no voto; procuram ganhar nas artimanhas e conchavos.

Foi assim desde Getúlio Vargas, com o corvo Lacerda no papel de solapador oficial do governo Vargas. Governo que se notabilizou pela proteção dos direitos dos trabalhadores, com a CLT; pela criação da infra-estrutura nacional, com a criação, dentre outras, da Vale do Rio Doce, da Companhia Siderúrgica Nacional e da Petrobrás. Mas Vargas não deixou que o enlameassem e tivessem êxito suas estripulias anti-Brasil. Deu um basta a eles com uma bala na própria cabeça. 

Foi também com golpes que derrubaram o governo de Goulart, destituído pelo Congresso, a mando da farda verde-oliva, ambas instituições, à época, vergonhosamente submissas aos interesses americanos e à frota naval de sobreaviso ao pouso às costas brasileiras pra dar eventual guarida ao golpe de 1964.

E assim, repetindo a escrita, como há 12 anos não conseguem, por eleição, trocar o governo de viés levemente esquerdista, por um governo de direita que atenda seus interesses, procuram derrubar o primeiro. Governo que, se ruim ou bom não interessa aqui, foi, repito, democrático, legal e legitimamente eleito pelo povo brasileiro. 

E a arremetida constante contra o governo de Dilma se faz á custa de golpes, com cada vez mais contundente apoio explícito e/ou implícito de parte significativa do Congresso Nacional, ao qual deveria caber o papel de defender a democracia brasileira.

Por isso, a frase de CId me parece perfeita a ponto de pronunciá-la novamente aqui:
"... Ou tomam parte do poder ou apostam no quanto pior, melhor para assumir o poder."

George

Nenhum comentário:

Postar um comentário