sábado, 13 de setembro de 2014

Ciclovias. Beleza de projeto, Seu Prefeito de Fortaleza:

de ciclovias é do que precisamos muitas ciclovias, ciclovias às escâncaras, inclusive uma saindo da Engenheiro Santana Júnior, próximo daqui de onde moro, em direção ao Centro. Vontade eu tenho de trabalhar de bicicleta, mas motorista cearense, via de regra, ainda não respeita bicicleta. Na pedra do seu subconsciente está gravado: quem anda de bicicleta é pobre. E aí, sabe como é, pobre que se exploda! A frase é do deputado bigodudo personagem do Chico Anísio. E essa estória de projeto social benemérito, muitos inspirados em peruice natalina, me lembra um projeto desses, bastante válido, do cidadão passar um dia trabalhando na pele do outro. Todo mundo aceita isso, porque, creio eu, a situação é temporária. Imagine um ser humano um dia inteiro com a venda nos olhos, ou simulando não poder se mover, nem falar! Basta um dia só e ele talvez entrasse em desespero se soubesse ser a situação definitiva. Porém, como é caso transitório, ele sabe bem disso, aceita numa boa. Limitadíssima, porém ainda assim válida a experiência educativa. 

Agora se vá extrapolar um pouco e imaginemos que o Estado, de alguma forma, por ficção, vá lá, obrigasse o cidadão de boa vida, como eu por exemplo, e o colocasse pra ser morador de favela. Como disse o General Ditador Light Figueiredo na época de Presidente do Brasil, ele estouraria os miolos com uma bala se ganhasse só o salário mínimo. Figueiredo, que gostava mais de cheiro de cavalo do que de gente, foi rude mas verdadeiro no dizer. Provavelmente comigo não seria diferente, não. Pois é, e o fato é que ninguém nasce pra morar em favela porque quer e nem isso é nunquinha justo, como enchem a boca os que falam na tal de meritocracia. Meritocracia,parece nome de remédio, só se for meuzóvo! (I'm sorry, Brother, pelo palavrão cearense) E pouquíssima gente é rico ou vive bem, inclusive eu mesmo, graças simplesmente a dotes intelectuais e de trabalho. Tem muita maracutaias nas riquezas das gentes que andam por aí. Maracutaias até completamente legais, porque o estado legaliza o injusto e lei é convenção feita por quem tem poder de mando e a faz em seu benefício. Benefícios delas pessoas que se propagam aos seus sucessores. 
Proudhon tinha razão: a propriedade é um roubo. Quando vires um cidadão cercando uma propriedade, prende o cara pois se trata dum ladrão. Calma gente boa, não me prenda, sou apenas um rapaz latino-americano (Belchior) "com" dinheiro no bolso. Desconsidere a frase como minha, ela deve ser de Rousseau. E assim como dinheiro chama dinheiro num processo replicativo automático e bestial, condições boas iniciais geram condições "mais melhores" ainda, sendo a recíproca das piores condições iniciais também verdadeiras no propagar. E quem tem o controle monetário de uma nação, sem dar azo a vaso de discordância de voto de milícia popular, pode, e certamente o fará, tornar sua população escrava da mais azeda plutocracia da paróquia. Pois bem, Seu Prefeito, eu não votei no Senhor, não, mas até agora dou nota 10, pra sua administração na Prefeitura de Fortaleza. Continue olhando pras bicicletas, até as de lazer, pois se tem muitas bikes de trocentas marchas rodando lépidas, tem também ainda muitas Monarques barra circular sem marcha ronçando ruidosas carecendo de proteção pra viger ao trabalho. Ciclovias também pra periferia, moço bom Prefeito. 
Ciclofaixa de lazer será implantada para teste. Veja aonde:http://bit.ly/1qO3e8i

(Foto: Mauri Melo/O POVO)
Ciclofaixa de lazer será implantada para teste. Veja aonde: http://bit.ly/1qO3e8i
(Foto: Mauri Melo/O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário