quinta-feira, 26 de junho de 2014

Futebol não é pra santo, não!

Nelson Rodrigues entendia disso. Assim, falou dos defeitos que João Saldanha, recém escolhido treinador da Seleção Brasileira, tinha e que seriam essenciais para sermos campeões do mundo.
George Alberto.

"Outro defeito: — ele fará qualquer negócio para o Brasil ser campeão do mundo e voltar com o caneco de ouro. Dirão vocês: — “Mas é feio!” Ora, ora. Desde quando o bonito ganhou a Copa? De mais a mais, só os subdesenvolvidos têm escrúpulos. O inglês é um grande povo. Na guerra, salvou o mundo com a sua resistência. Mas em 66 a Inglaterra foi de um descaro empolgante. Manipulou juízes, baixou o pau, fez horrores e ganhou. Portanto, com suas qualidades, o inglês salvou o mundo; com os seus defeitos, ganhou a taça.

Mais outro defeito do João: — doutrinou o escrete para não levar desaforo para casa. Os lorpas, os pascácios, os bovinos hão de perguntar: — “E a esportividade?” Respondo que, na Copa, a esportividade é uma piada de necrotério. Dirão que em 58 e 62 fomos bonzinhos. Mas os demais concorrentes fizeram o diabo. E nós fomos bonzinhos graças ao nosso bom subdesenvolvimento."

Fonte:
http://www.brasil.gov.br/esporte/2014/05/portal-publica-o-34o-texto-da-serie-de-nelson-rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário