sábado, 5 de abril de 2014

Uma sociedade de consumo

É só o que vejo. A lata no fogo com água borbulhando em chama alta. A água já chegou aos 100 graus. Só aumenta de temperatura passando pro estado gasoso. Resultado: desperdício. Outros: em apartamentos, cozinhar com janela aberta e o vento quase apagando a chama. 
Essa é uma sociedade do consumo. Já ouvi uma declaração da presidente da Petrobrás dizendo que gostava de congestionamento de carro porque gastavam mais combustível e assim a empresa faturava mais. Aumentar o IPI pra vender carros também em ruas já entupidas a pretexto de manter a economia aquecida, mas fazendo uma tremenda renúncia fiscal? É de lascar o cano. 
Se deixa luz, televisão acesa, ar condicionado trabalhando a todo vapor. Aperta-se nos 2 botões do elevador, às vezes, um deles estando num andar próximo. Não se combina deixar o carrinho de mão no elevador, pra minimizar as viagens. O sujeito que age diferentemente passa por um tremendo mal-educado. Ferro elétrico passando cueca, camiseta, calcinhas e o escambau. Será que é pra matar fungos? Mas então bota no sol que aqui no Ceará é maior agente profilático.
Na Europa, os caras já tiveram 2 guerras no quintal e aprenderam na marra o que é economia. Vale gás grátis? Nada de graça se valoriza. Devia ter algum preço. Por exemplo; um número de X de garrafas pets recolhidas; quatro doações de sangue no ano; a rua da sua casa limpa etc. Vereador era pra fazer isso e não ficar dando título de cidadania pra puxar o saco do sujeito que vai injetar grana em suas emendas "furtativas" (copyright C.M.). 
Sem consumo, a economia não cresce, o capitalismo se acaba. Consumir custe o que custar. Se preciso, destrói o que está feito funcionando, e faz de novo. Essa é a lógica de uma economia que só pensa em crescimento e não em desenvolvimento e bem estar das pessoas e preservação do ambiente.

George Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário