sábado, 5 de abril de 2014

O que interessa na Venezuela é ...

Falta de democracia na Venezuela? Como, se há eleições por lá e o presidente de hoje quase perde a última? Eleição que, por sinal, teve o ex-presidente americano Jimmy Carter e a comunidade internacional como fiscal da mesma.

Para os americanos, o que conta na Venezuela não é ter ou não ter democracia. Conta que o governo ali existente goste-se dele ou não, é desfavorável aos gringos, principalmente se comparado aos antigos regimes passados dominados por uma elite que menosprezava o povo de lá e tinha como única tarefa a locupletação das rendas petrolíferas da nação venezuelana. 

Se a preocupação americana fosse democracia, não teria como aliados de primeira linha ditaduras cruéis e escravagistas como, por exemplo, a da Arábia Saudita, Kwait e a do Qatar. Assim, como se conclui do  artigo do link abaixo, o que move o interesse dos americanos em mudar o regime da Venezuela é obter controle sobre a terceira reserva petrolífera do mundo, situada no quintal ianque.

Se por algum motivo o governo americano se condoesse em ajudar habitantes do seu quintal, por que não ajudam então o povo do Haiti cuja única saída é a fuga para a cidade de Brasiléia no Acre, portão de entrada de uma legião de haitianos para o Brasil?

Mote:
Conheça, Curta e Compartilhe - Dicas de Geografia
#Geopolítica #Petróleo #Venezuela

EUA x Venezuela X Oriente Médio

No mapa abaixo, fica bem claro o motivo dos EUA estar desesperado, pois as distâncias percorridas por navios petroleiros d...Afficher la suite

Nenhum comentário:

Postar um comentário