sexta-feira, 11 de abril de 2014

O frevo e o pagode russo

Acusa-se Debret de plágio. Não sei se se considerava assim na época. Mas dizem que Debret, no Brasil, conheceu pouco mais mais do que o Rio de Janeiro. Alguns quadros seriam baseados em descrições de viajantes. Quando Debret retornou à França (1831), pretendia obter dinheiro com a venda de sua obra "Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil (1834-1839)". Nesta, pode ter usado imagens de obras de museus da França. 

A obra 'Dance de Sauvages de la Mission de S. José' (1830)" seria cópia de um desenho, quase de mesmo nome, sobre índios americanos do barão Georg Heinrich von Langsdorff, um russo que primeiro fez missão científica no Brasil. Esse era um danado pra viajar, colecionar espécies e fazer anotações. O navio russo em que veio pela primeira vez ao Brasil passou por Recife e marinheiros russos ensinaram a pernambucanos a dançar a dança de lá. 

Depois o mesmo navio ficou uns tempos parado em Santa Catarina pra conserto de velame e o Gregory Ivanovitch=Georg Heinrich aproveitou pra incursionar no mato. Depois, Gregory retornou à Rússia e, após idas e vindas ao Brasil, conseguiu recursos com o imperador Alexandre I pruma expedição do rio Tietê, em São Paulo, até Belém, entrando por Mato Grosso de Brasil a dentro. A expedição durou de 1821 até 1829 e percorreu 12.000 km do território brasileiro. Devido à insalubridade dos caminhos percorridos pela expedição, o barão russo Gregory adoeceu de falta de memória etc. A seguir, a memória parece ter retornado e publicou obra que ficou perdida na Rússia até ser encontrada em 1930. 

De tal maneira que diante das aventuras do Barão no Brasil, desconfio que os índios da pintura provavelmente dançavam outra coisa que não o carnaval. E também que Luiz Gonzaga, pra compor "Pagode Russo", tenha se inspirado, consciente ou não, na dança dos viajantes russos do Barão em Recife. E também que o frevo do carnaval pernambucano pode até ser tido sua origem no pagode russo dos marinheiros do navio que transportou pra cá o Barão. 

Fontes:
http://portuguese.ruvr.ru/radio_broadcast/90474451/97579848.htmlhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Georg_Heinrich_von_Langsdorff 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Baptiste_Debret

http://www.youtube.com/watch?v=m5u31UY9oUM

Nenhum comentário:

Postar um comentário