sexta-feira, 7 de março de 2014

Dr. Atkins teria razão?

Ao ler o artigo, lembrei-me da Dieta do Dr. Atkins que alçava as gorduras, em geral, aos píncaros do céu e descia os carboidratos às profundezas do inferno. Lembrei-me também doutra sua variante Dieta de South Beach que, em resumo, seria a mesma Dieta Atkins, no entanto, cortando as gorduras saturadas. Ora, justamente para estas gorduras saturadas o Doutor do artigo seguinte do The Telegraph reporta (ele é que diz) a falta de evidências científicas comprovando que façam mal à saúde.
Eu, que sou um leigo no assunto, mas preocupado com minha saúde, tentei resumir o texto do jornal inglês. Se eu entendi errado, por favor me corrijam. As coronárias, pâncreas etc. minhas e de muita gente mais agradecem. 

Resumo que fiz do artigo: 

Dietas com baixo teor de gordura saturada não baixam o colesterol, nem previnem doenças cardíacas, afirma um cientista chamado Dr James DiNicolantonio. Gordura saturada é encontrada em manteigas, queijos, carnes gordas etc. Diz o mesmo doutor que os açúcares, carboidratos e comidas processadas são os responsáveis pela epidemia de obesidade, alto colesterol e diabetes e que as políticas de saúde pública devem ser mudadas com urgência para alertar sobre o perigo destes três sujeitos. Diz mais o Doutor DiNicolantonio que não há provas conclusivas de que dietas baseadas em baixa gordura possam ser benéficas à saúde e que a demonização destas teve início em 1950. Mas o jornal adverte que a conclusão do cientista se baseia em dados de 6 países, dentre 22, e o que os restantes 16 países, não se encaixam nesta hipótese.

Esperem! Não se avexem com a notícia acima que outra, em sentido diametralmente oposto, foi publicada dias seguintes à primeira, pelo mesmo jornal. Assim, atualizo esta publicação com os dois textos que se opõem mutuamente, revelando divergência braba entre pesquisadores. Assim caminha a ciência!

Ah! Pesquisadores e como eu fico? Resposto, enquanto não vierem mais pesquisas, fico com a Dieta de South Beach.

Fontes:

Segunda notícia:




Primeira notícia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário