sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Pussy Riots

Traduzindo o texto do jornal Le Monde abaixo: "A associação que agrupa as feministas (Pussy Riots) jamais receberam recursos públicos contrariamente ao que afirmam setores da extrema direita."

Pussy Riots! É preciso que se entenda que os sistemas que dominam o mundo hoje o fazem sob à manta e desculpa de uma mentirosa meritocracia, em que as pessoas receberiam pelo que supostamente merecem. Ridícula afirmação facilmente desmascarada com números.

Por exemplo, imagine um cidadão afortunado que tenha um rendimento anual de R$ 1.500.000.000,00, um desses banqueiros brasileiros, por exemplo, que por aqui posam de gente fina. Outro, um servente de construção civil que fatura R$ 15.000,00 por ano. Dividindo os rendimentos do primeiro pelo segundo, importa que aquele (banqueiro) ganha 100.000 vezes mais que este (servente). Agora, me respondam, por favor, pelo critério da meritocracia por inteligência: será o banqueiro 100.000 vezes mais inteligente do que o servente de construção? Ou pelo critério do trabalho, trabalhará o banqueiro 100.000 vezes mais? Alguém é doido de dizer que sim? Não, não vou comentar o critério da "espertice".

Ora, isso demonstra que a riqueza do mundo está nas mãos de uns poucos que dela usufruem de forma escandalosamente injusta. Claro também é que, se crescermos com a desigualdade, como um sistema verdadeiramente capitalista o faz de vento em pôpa, essa injustiça se perpetuará, aliás crescerá indefinidamente. De tal forma, que a única esperança de quem não se ilude com as coisas do mundo, ou não quer que estas permaneçam como estão, é procurar mudar o sistema reinante. Contudo, apenas com voto não se consegue, que voto tem preço a ser pago a roldão por quem tem grana e poder.

Sem falar que este sistema capitalista, mentirosamente considerado democrático exaure os recursos naturais. E o consumo destes recursos é crescente, pois capitalismo não existe sem crescimento. E tome degradação vertiginosa da natureza ameaçando, e vai conseguir se a coisa continuar assim, extinguir a vida na terra, deixando-a habitada apenas talvez por bactérias, baratas e ratos (os explicitamente rabudos, é bom que se diga pra alguns de duas pernas não terem esperanças de sobrevivência).
 
Assim é que o capitalismo, me parece um sistema falido literalmente por natureza, carecendo de urgente substituição. Mudança que não precisa, nem deve ser feita prum regime comunista, não; mas pode ser prum sistema semelhante ao que tem a Noruega. Mas como diz Bertolt Brecht: como o novo custa a surgir e o velho teima em não morrer, quando isso simultaneamente acontece, nascem as crises. Crises brabas como as que vivemos hoje em todo o mundo reprimidas na porrada.

Por essas e por outras, torço pelas Pussy Riots, Seu Putin, mesmo que o Senhor e a máfia russa fiquem puto. E eu sou fã do Edward Snowden, Seu Obama, mesmo que o Senhor se submeta à força combinada do Wall Street mais Pentágono posando esquisitissimamente de Prêmio Nobel da Paz. Arre!

George Alberto

Mote:


Comment sont financées les Femen
www.lemonde.fr
L'association qui regroupe ces féministes n'a jamais reçu de subventions publiques, contrairement à ce qu'affirment certains réseaux d'extrême droite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário