domingo, 22 de dezembro de 2013

O furto da Mona Lisa, há 100 anos

Há 100 anos, 13/12/1913, foi encontrada a Mona Lisa, ou Gioconda,  cuja pintura foi iniciada por Leonardo Da Vinci  em 1506. A notícia do furto foi divulgada na época pelo jornal Le Fígaro, como vai no francês do link abaixo. Foi o próprio Da Vinci que, em 1506, levou sua obra prima pra França onde foi vendida.

No furto mencionado, até Pablo Picasso pagou o pato sendo injustamente acusado, preso, mas logo solto que ele não tinha nada a ver com o caso. Pois foi um certo italiano Perrugia o ladrão e  se fosse pela competência da justiça francesa, jamais seria descoberto. Mas pra sorte da gente que gosta da moça pintada, a obra foi oferecida a um antiquário florentino que comunicou o fato ao diretor de Museus de Florença.

Perrugia já tinha sido condenado por lesão corporal e porte de arma proibida em 1908 e confirmou-se suas impressões digitais. O ladrão explicou-se dizendo que queria mesmo era vingar os roubos de Napoleão na Itália e não sei quê mais.

Essa Gioconda até ser protegida com vidro à prova de bala no Museu do Louvre, foi.  Já sofreu outros atentados também. Em 1956, um psicopata sapecou ácido que lhe danificou uma beirada de baixo. Depois foi a vez de um boliviano lhe rebolar pedra numa de suas sobrancelhas. Mais depois ainda, foi uma russa que lhe jogou uma xícara de café, puta por não ter conseguido a cidadania francesa.

Coitada da pobre da Mona Lisa! Tão bonita, tão sofrida que dá pena.

George Alberto

Fonte:
http://www.lefigaro.fr/actualite-france/2013/12/13/01016-20131213ARTFIG00436-comment-la-joconde-a-ete-retrouvee.php#1

Nenhum comentário:

Postar um comentário