segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Pelo concurso público pros membros de cortes da justiça

Quem dera fosse só impressão, mas ao assistir julgamentos na TV feitos por juízes nessas cortes maiores de justiça, vejo é muita arrogância e bazófia juntas, ainda mais sabendo que seus membros não estão ali por mérito, mas por simples indicação presidencial, cabalada só Deus sabe como.

Não entendo porque numa República, em que teoricamente se daria direito à concorrência aos cargos públicos a todos, alçar às cortes de justiça seja uma exceção.  Tá errado e torto. Pro conserto, sugiro concurso público entre juízes para o preenchimento dos membros de qualquer corte de justiça do Brasil, seleção feita por universidade gabaritada. Sugiro ainda que os mandatos nas cortes não sejam vitalícios e que aos seus membros fossem vedados alçarem a futuros cargos políticos. 

Com esse simples ato, garantiríamos os melhores juízes nos julgamentos, pelo menos em conhecimento jurídico - que uns ministros, de conhecimento jurídico se têm mesmo é pena - mais isenção, renovação, menos deslumbrite e pavoneamento.

Concurso público é coisa republicana. Indicação política, não é. E Corte não é escalão de carreira política. Pelo menos, não deveria ser.

 
George Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário