domingo, 3 de novembro de 2013

A espionagem e o dogma do sigilo

"The agency’s official mission list includes using its surveillance powers to achieve “diplomatic advantage” over such allies as France and Germany and “economic advantage” over Japan and Brazil, among other countries." (nytimes)

Com a espionagem da NSA, o Big-Brother obtêm vantagens econômicas fundamentais contra países como o Brasil, não só porque sabem, no ato, das informações passadas pelos partícipes de um negócio de seu interesse, mas porque conhecendo os podres dos que tem poder nos três poderes, pra fazer leis, cumpri-las ou não, e julgá-las. Pois bem, conhecendo a parte ruim de suas excelências, fica fácil chantageá-las a seu bel prazer, negociando comprometedores dossiês privados, à custa de interesses nacionais.

Daí porque é urgente o Brasil revisar esse dogma, posto como intocável e imaculado, de sigilo bancário e fiscal. Não devemos esquecer que a origem moderna do sigilo remonta à segunda guerra mundial quando generais nazistas, pra proteger ouro retirado de dentes de judeus dizimados em campo de concentração, propuseram, e conseguiram, tal sigilo à respeitados banqueiros suiços. Daí foi um passo pras contas numeradas, de uso disseminado hoje em paraísos fiscais, prática acobertada, pois de seus interesses, pelas grandes potências.

Então se nossos irmãos do Norte sabem tudo sobre as marmotagens muitas de algumas autoridades constituídas e também dos seus corruptores ativos, mais negociatas do cacete e escambal,  podem tranquilamente usá-las como vantagem econômica,  através da chantagem. "Veja bem, Vossa Excelência..." Se é assim, então por que a sociedade brasileira, a única prejudicada, deveria ser refém de tais práticas e não pode conhecer estripulias deste quilate porque acobertadas pelo sigilo? 

Sigilo que, na verdade, ao contrário do que se professa, só protege mesmo, pela indelével garantia constitucional, grandes e poderosos, muitos dos quais, se descobertas tais falcatruas, e se acaso não fossem protegidos pela lei, ficariam com os podres expostos, garantindo à sociedade, a transparência que deveria ser pilar fundamental da democracia.

George Alberto

http://www.nytimes.com/2013/11/03/world/no-morsel-too-minuscule-for-all-consuming-nsa.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário