segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Voa Brasil!

Na Noruega, o primeiro-ministro, Jens Stoltenberg, foi chofer de taxi por um dia pra auscultar o povo sobre os problemas do seu país. Na Suécia, o primeiro ministro vai trabalhar de bicicleta, diz que é bom pra saúde dele e do contribuinte. Na Inglaterra, o primeiro-ministro vai ao trabalho de metrô, às vezes viaja em pé, que o lugar de sentado é pra quem chegar primeiro e lá não tem disso de: você sabe com quem tá falando? Na Alemanha, o marido da primeira-ministra Dona Merkel viaja de avião de carreira pra acompanhar o vôo oficial da esposa. Pra tanto, ele, que não é besta, pesquisa o preço da passagem aérea mais barata e vai no danado, comendo amendoim, sentado em assento comum igual ao Seu Mujica, presidente do Uruguai, o faz.

No Brasil, os governadores dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro esbanjam o dinheiro do contribuinte  pelos ares. O primeiro vai de helicóptero pegar neta e filha no aeroporto. O segundo, faz viagens também de helicóptero pra lá e pra cá, pra pegar o seu cachorrinho fru-fru prum fim de semana em praia, que "cachorro também é gente"*, e carece de novos ares. Também no Brasil, o presidente da Câmara do Deputados requisita um avião da FAB, soca um bocado de parentes potiguares dentro e faz um passeio com eles até o Maracanã pra assistir o jogo do Brasil: Bora Brasil, que eu tou na telinha do smart e no face, pelamordeDeus, curte aí meu povo! O presidente do Congresso requisita um avião da FAB e sai todo nos trinques pra assistir casamento de familiar de um colega dele em Trancoso, na Bahia; que ninguém os separe o casal: Senador e Senado. O presidente do STF usa passagens aéreas e vai assistir jogo de futebol do Brasil no Rio, em recinto de artista global, plim... plim.. E a mesma Sua Excelência requisita um avião da FAB pra fazer correição judicial expedita em Natal, processos que na justiça rodam comumente mais do que 10 anos, alguns 20, 25...mas que, como batmam, a coisa vai ligeira que nem montado na teoria do domínio do fato. 

E ministros de governo, governadores de mais estados, prefeitos vários saem saracoteando nos ares gastando verbas públicas, pra também dar os ares (pra rimar) de suas presenças impolutas e aparentemente ubíquas, certamente indispensáveis ao progresso da nação tupiniquim. 

Bora Brasil, que a copa tá nos ares...digo...no papo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário