sexta-feira, 21 de junho de 2013

Paralelos

Se existe algo em comum do passado com o momento atual, é que as ratazanas continuam infestando as casas legislativas do país (pra não falar em outros poderes) e essa talvez seja uma das origens do movimento, imprevisível sob todos os aspectos, que nos atinge agora. O sistema político de representação indireta brasileiro está em cheque por conta da corrupção desembestada da maioria dos representantes do povo e isto se tona a cada dia mais visível.

Mas, é também bom que se diga: tais manifestações só se tornaram possíveis dado à enorme evolução nas transparências das ações governamentais, seja pela criação de leis disciplinando o assunto, seja pelo avanço da tecnologia: internet, Google, smarts-fones, redes sociais etc. 

Por outro lado, quando se dizia no passado que o povo não era pra se educar, porque se o fosse, se tornaria um ente poderosíssimo face ao poder, a máxima continua verdadeira. Quantos dos jovens de classe média a até baixa que foram estudar recentemente no exterior e se defrontaram com novos conhecimentos, cultura e padrão de vida que desconheciam e que ao retornarem, justificadamente, exigem tais padrões no Brasil? E que efeitos multiplicadores e intensos uma população de jovens educados não provoca nos sistemas políticos? 

George.

Nenhum comentário:

Postar um comentário