terça-feira, 18 de junho de 2013

Manifestações Populares

Manifestação política sempre me atrai. Na época da ditadura, não resisti, e morrendo de medo, bote medo nisso, passeei de raspão numa "O povo unido derruba a ditadura", que passava ligeiro como quem rouba, na Praça do Ferreira em Fortaleza. E a ditadura levou 20 anos de escuridão e o congresso com dois partidos: a Arena do sim; o MDB, do sim, Senhor.

E jovens foram torturados por suas crenças juvenis por energúmenos fardados em nome do estado brasileiro. Depois foi as Diretas Já, campanha orquestrada pra não dar em nada mesmo, isto é, pra eleger o Tancredo Neves que já fora ministro do presidente suicidado: Getúlio Vargas. O homem, Tancredo, morreu e sobrou pro bigode safo do Sarney e o seu entorno genológico. E a herança política do Tancredo ficou com a tibieza do Aécio Neves, cuja administração e de seus sucessores não conseguiram , com toda riqueza das Minas Gerais, implantar um sistema de transporte público, metrô, decente nas alterosas. 

Depois, eu estava em curso em Brasília quando uma gente que não gostava do Collor, isto é, não gostava do comando do PC Farias, pois queriam também uma boquinha no tesouro, insuflou os caras-pintadas e puxarem o pano do presidente furioso que tinha aquilo roxo. E o abestado aqui foi lançar bandeiras num Fora Collor. Aí, foi só foi mostrar uma carroça de Fiat Elba e um Jardim da Dinda pro homem ser fulminado pelo congresso que não lhe deu apoio. 

Agora, estava em viagem e fui dar na manifestação de Londres de hoje. Belos jovens se manifestando democraticamente, na paz. Talvez o que me atraia nas manifestações políticas populares seja a inocência e entusiasmo dos jovens que são os suportes destes movimentos. Os jovens.... como é bom ter a crença e a alegria dos jovens!

Eu já velho, tento manter tão boas propriedades dos jovens, mas o passado pesa a desfavor do meu desejo. Em 64, foi cacete muito e por sorte minha, não me envolvi, apesar de ter estado quase dentro da resistência , com os ideias do então professor e hoje já saudoso Sérgio do Instituto de Matemática do Ceará, que veio a ser um digno deputado federal gaúcho pelo PC do B. As Diretas Já foram falsas, o povo foi engodado pra eleger o Tancredo e Sarney se deu bem. O Fora Collor, não deu em nada. Collor começou com o Tatcherismo encomendado, puxaram-lhe a toalha e sobrou pro FHC e a turma dele entregar de mão beijada grande parte do patrimônio nacional.

Essa manifestação de hoje não sei no que vai dar, espero que em coisa boa. Mas que não seja igual ao violino que se toma com a esquerda e se governa com a direita. Porque nunca vi capitalistas mais ferozes do que alguns dos que se dizem de esquerda. Contudo, pra mim, e ninguém me convence do contrário, temos uma grande presidente: Dilma Roussef. Essa mulher é honrada, basta ver sua vida. Porém não se pode dizer o mesmo de muita gente que lhe dá suporte. E este Congresso Nacional fede. Como mudar isso? Não sei, mas do jeito dos jovens, procuro manter a esperança de um Brasil civilizado. 


GeorgeAACoelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário