quinta-feira, 30 de maio de 2013

O prejuízo do trânsito de carros

Por que os governos do Brasil, desde JK, não investem em trens, metrôs, pois sempre estão privilegiando, na contra-mão, as montadoras de carros, que são todas estrangeiras?
Por exemplo, essa estória de reduzir IPI de carros, pras pessoas o comprarem, é o fim da picada. Se alguém ganha com isso são as montadoras, que não reduzem os preços de suas latas ambulantes. Ora metrôs se pagam, mesmo com as corrupções desenfreadas que ocorrem feito formigas em mel. Caros demais são os metrôs. Quanto custa, por exemplo, um metro de metrô em São Paulo, no Rio, em Brasília, comparado com os de outros países? Muito do suposto custo vai pro ralo da corrupção.
Se é imoral o custo de construção de metrôs no Brasil, também o preço do carro, lata ambulante nacional, é obsceno, e não é só por causa dos impostos, não. São os lucros biliardários do oligopólio das montadoras.
Carros, a gente sempre está custeando-os caros demais. Custo alto com grana que escoa pras montadoras, gasto grande pras oficinas associadas às primeiras; seja pro governo, em forma de IPI, taxas e multas; pro financiamento; pro seguro obrigatório e suplementar; pro combustível; pra decadência do ambiente, cada vez mais fedorento de fuligem; pra gastos em infra-estrutura rodoviária e urbana, sempre de necessidades crescentes; custos com hospitais públicos, repletos de acidentados, mortos ou mutilados irreversivelmente, do trânsito infernal de carros e motos.
Diante de fatos tão visíveis e danosos ao bolso do brasileiro, por que não temos uma indústria de "tatuzões"? Uma indústria de trens? Tecnologia disso, não deve ser essas coisas todas de se aprender, não, e a gente brasileira tem capacidade muita. É preciso começar a fazê-los, e já.
Então, governos desse belo Brasil varonil, esse e os próximos que virão, sejam de que cores portarem, vamos apoiar nosso desenvolvimento construindo metrôs, trens, navios; incentivando e tornando seguro o uso da bicicleta; e não fomentando de forma subserviente, de mão beijada, as montadoras de automóveis.
Incentivar o carro é coisa de país subdesenvolvido. Isso não condiz mais com o Brasil, não.

Mote:
http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,metro-superlotado-reflete-o-caos-do-transporte-publico-no-pais,155118,0.htm

http://www.youtube.com/watch?v=RATz0q2uYlc

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