domingo, 31 de março de 2013

Páscoa



Páscoa! É, amigo, não se surpreenda caso algum impulso o tenha levado à mente apenas imagens de ovos de chocolate, vinhos ou coelhinhos. Coisa semelhante acontece também no Natal quando a figura de Papai Noel, os pinheiros e os presentes se sobrepõem ao nascimento do homenageado, de ambas as datas, pelos cristãos: Jesus.
Do grego "paskha", ou do hebreu "pessach", ou do latim "pache", o fato é que a palavra páscoa significa "passagem". Para os gregos, passagem do inverno para a primavera. Para os judeus, passagem da escravidão para a liberdade. Para os cristãos, passagem da terra para os céus do corpo e espírito de Cristo.
Páscoa é, portanto, mudança, transformação, renascimento, recomeço, libertação, esperança...
Se para os gregos a festa pagã comemora a chegada da primavera e com ela os alimentos indispensáveis à sobrevivência; se para os judeus lembra a libertação dos hebreus do cativeiro egípcio conduzidos por Moisés pelo deserto de Sinai e Mar Vermelho; se para os cristãos, a ascensão, do sepulcro para os céus, do corpo e espírito do Salvador; o certo é que a páscoa traz sempre expectativas de mudanças do pior para o melhor; das trevas para a luz; da morte para a vida.
Quanto aos símbolos da festa maior da cristandade, objetos dos fortes apelos promocionais de vendas, nada mais natural do que consumi-los nesse período, mas pouco custa lembrar que o ovo expressa o nascimento; o coelhinho, a fertilidade, a continuação da vida; o vinho simboliza o corpo e sangue de Jesus Cristo celebrando a existência eterna diante da vida terrena, esta última também apenas uma passagem.
Boa Páscoa!

George Alberto de Aguiar Coelho
Publicado no informativo I-Decop – BC de 20.3.2008

Desenho: Sandra Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário