segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Deus seja louvado

"Deus seja louvado" não pode ser escrito nas cédulas, defende o Ministério Publico Federal (MPF). Assim diz o jornal sobre a argumentação do MPF:


"A manutenção da expressão 'Deus seja louvado' [...] configura uma predileção pelas religiões adoradoras de Deus como divindade suprema, fato que, sem dúvida, impede a coexistência em condições igualitárias de todas as religiões cultuadas em solo brasileiro", afirma trecho da ação, assinada pelo procurador Jefferson Aparecido Dias.
"Imaginemos a cédula de real com as seguintes expressões: 'Alá seja louvado', 'Buda seja louvado', 'Salve Oxossi', 'Salve Lord Ganesha', 'Deus não existe'. Com certeza haveria agitação na sociedade brasileira em razão do constrangimento sofrido pelos cidadãos crentes em Deus".

Mas aí alguém poderia alegar que a nossa Constituição Federal não criou um estado tão laico assim, pois colocou em seu preâmbulo, "...sob à proteção de Deus".  Literalmente diz a Carta Magna: 

"Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL"

Eu, por mim, digo que a frase, "Deus seja louvado", escrita nas cédulas, é uma imitação, feita por influência do Sr. José Saney - do que tem no dolar americano : "In god we trust", que uns  recitam de forma diferente: "In gold we trust".

George Alberto de Aguiar Coelho


Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1184377-procuradoria-pede-retirada-do-termo-deus-seja-louvado-das-cedulas-de-real.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário