terça-feira, 18 de setembro de 2012

Sobrou um gelinho aí?


A coisa parece piorar no Artico. E, (quem sabe?) pode sobrar pra nós aqui no Equador, e também pros que habitam o Polo Sul. Ou não, como sustentam alguns, dentre eles o meu amigo Célio, conhecedor do assunto, pra quem, segundo entendi,  a terra se mantêm em equilíbio termodinâmico e o efeito estufa nem de longe se compara aos efeitos provocados pelos vulcões, estes sim responséveis por alterações climáticas substanciais.
O fato medido por régua é que o Ártico está perdendo gelo. Dizia-se que em 50 anos não sobraria gelo pra servir de jangada a urso polar. Contudo, o cientista Professor Peter Wadhams da Universidade Cambridge, conforme o artigo de 17.09.2012 do The Guardian, link abaixo, alertou hoje que a catástrofe é muito mais grave. Ou seja, não será daqui a  50 anos o final da era do gelo no Ártico e, sim, dentro dos próximos 4 anos.
O professor alerta também pra medidas urgentes se se quiser evitar a catástrofe. Dentre estas técnicas, as chamadas de geo-engenharia. Basicamente, consistem, na injeção de partículas no ar para diminuir o efeito da radiação solar no aquecimento global. Vai funcionar? Não se sabe, há muitas críticas de ambientalistas e cientistas dizendo que não.
De toda forma, sendo que em tudo o que é coisa ruim, sempre tem alguém que sai ganhando, as empresas petrolíferas exploradoras do petróleo no Alaska e proximidades, já devem estar sorridentes pela perspectiva de se abrir o Àrtico à navegação de suas sondas e navios petroleiros.
George AA Coelho

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário