domingo, 19 de agosto de 2012

Fora Nuzman!


Leonardo Mota narra no fantástico livro, “No Tempo de Lampião”, o diálogo que ouviu de dois matutos, a respeito de ajuda dada por governantes a flagelados das secas. O primeiro matuto, encostado junto à estátua de D. Pedo II, na Praça da Sé em Fortaleza, apontava pra imagem do monarca:
“- Nosso Imperadô velho! Papai Pedro! Isso foi o único homem de bem que essa nação já deu!”
O outro aparteou: que não era bem assim, não Sinhô, Seu Moço; que o Presidente Epitácio Pessoa bem merecia a gratidão dos cearenses pelas obras do IFOCS contra as secas etc.

Continua  Leonardo Mota:
“O matuto deu um muxoxo de desdém e para exprimir que, ao tempo da monarquia, os socorros aos flagelados eram diretos, ao passo que no quadriênio Epitácio se exigiu penoso trabalho de organismos depauperados, sustentou:
- Como nosso Imperadô Velho daqui a cem anos não nasce outro! Pitaço... Papai Pedro mandava já cozinhado e o Pitaço mandou cru!”

O Pitaço mandou cru! Dona Dilma, pelamor de Deus, o primeiro matuto deu um diagnóstico perfeito dos problemas do Brasil. O dinheiro sai das burras da viúva aos jorrões, vai se desmilinguindo pelos caminhos tortuosos que têm de percorrer, criado pelos interesses de quem quer vê-lo passar, tocar e tirar uma lasca. Então, de lasca em lasca, só chega, quando chega,  um chorumezinho ao que se destinava. Sai cru e desaparece no cozinhamento. Em suma, vamos ser diretos: os intermediadores da bufunfa papam quase tudo no cozinhamento da grana, Presidenta.

Aí, o presidente eterno do COB – Comitê Olímpico Brasileiro, 22 anos no poder, em entrevista de hoje, diz que dinheiro não é tudo pra fazer bons atletas. Quer mais o quê, Seu menino? Até concordaria com o dito Nuzmiano, com uma condição, que na certeza é bem o caso. Seguinte: dinheiro não é tudo, quando o dinheiro que deveria chegar aos atletas se perde no caminho das porosas intermediações de percurso. É isso que acontece, né não?

Pois é inacreditável que após serem gastos acima de dois bilhões de reais e mais não sei quanto  de recursos provindos de estatais nas Olimpíadas de Londres, o Brasil ganhe apenas 3 medalhas de ouro. Resultado pífio, bote pífio nisso. O Brasil ficou atrás do alcançado até em Atenas, quando ficamos na 16ª. posição. Em Londres fomos o 22º, só uma posição acima da Olimpíada chinesa. Tiramos 2 medalhas de ouro a menos do que na Grécia.  Só 17 medalhas no total. Atrás de Cuba, da Jamaica etc. Além disso, resultados como o da piauiense Sarah do judô, que ganhou o primeiro ouro brasileiro, se deveu somente a ela, sua família e ao treinador, pois tiveram de fazer vaquinhas pra competir.

Dona Dilma, eu, que votei na Senhora, lhe peço um favor em nome da gente brasileira: dá um fora no Nuzman. Não espere o presidente eterno do COB cair, de maduro pra lá, daqui a 4 anos, com mais zilhões desperdiçados e  resultados medíocres, similares aos de Londres,  nas Olimpíadas do Rio. Manda esse Presidente do COB gozar de aposentadoria  em Miami, igual se fez ao Ricardo Teixeira.

Fontes:
No Tempo de Lampião, Leonardo Mota, 3ª. Ed. , Rio-SP-Fortaleza, 2002, p.70

Nenhum comentário:

Postar um comentário