sábado, 18 de agosto de 2012

Fazenda Belmonte

Fazenda Belmonte no Piauí. Fica socada junto às caatingas dos derredores do lugarejo Alto Alegre. Nasci num dos quartos de teto alto do casarão de pedra e cal levantado a braço pelo meu avô Raimundo Inácio e mais retirantes de seca infeliz


Meu avô foi capitão de milícia conferida por provimento respeitoso do povinho daquele cafundó. Minha avó, Dona Mocinha, tinha rosto autoritário de que ninguém se astrevia a encarar. Junto à porteira do curral de pedras, foi adonde eu enterrei meu umbigo. Feito semente, desconfio deve de ter nascido dele, umbigo, uma segunda pessoa minha que por lá habita invisível e que, de tempos em tempos, me dá necessidade de encontrar de perto.

Maluquice! O telhado velho engoliu meu dente de leite, jogado nele por superstição que ainda hoje dura em mim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário