quarta-feira, 13 de junho de 2012

Partículas de Deus

Não duvidem. Ainda veremos alguns personagens bem conhecidos, auto-ingeridos na função ímpar de prepostos do Senhor, oferecendo na pública TV partículas de Deus aos cordeiros e ovelhas do seu particular rebanho. Partículas de Deus? Sim, os chamados bósons de Higgs, parte faltante no modelo que explica como se deu o Big-Bang há 14 bilhões de anos atrás.

Mas tais partículas, ofertadas num futuro próximo pelos pretensos mensageiros do Senhor, seriam produzidas de forma melhor que o próprio CERN o faz, porque teriam supostamente a intercessão do Divino. CERN? Pra quem ainda não sabe, o CERN  é uma organização européia de pesquisa nuclear. Nos estudos do interior do átomo,  os cientistas do CERN usam o Grande Colisor de Hádron, maior acelerador de partículas do mundo, situado na fronteira franco-suiça. São nestes aceleradores que se evidenciará brevemente, espera-se, a existência dos bóson de Higgs. Sim, mas saiamos da ciência investigativa e retornemos ao lucrativo negócio da fé.

Evidentemente, partículas tão valiosas, aquelas a serem oferecidas pela nunciatura dos milagres e do apocalipse aos seus fiéis, tais partículas não poderão ser entregues de "grátis". O custo? Diante do valor inestimável da vetusta relíquia, poucos ousarão em não cobri-los com o preço de substanciosa paga. De tal sorte, ou azar (depende do lado da mercância) que, se ainda se vendem hoje terras do Monte das Oliveiras, pedaços da cruz do Senhor, carvão de fogueira santa, óleo santificado pra besunte de corpo arrenegado infeliz etc. Pois bem, diante da escassez de areia e da madeira, pois cruzes, montes e madeiras são finitas e vigiadas pelo órgão ambiental, e o óleo é coisa que se encarece no mercantil. Assim, perante tantas compreensíveis dificuldades terrenas, vender partículas de Deus não deverá de ser negócio ruim.  

E de tal maneira será que, dentro do invólucro continente, as bichinhas, de tão pequenas - à luz da ciência interpretada são pequenas partículas mesmo - ninguém ousará respostar, aos ensimesmados causídicos de Deus, dizendo que não as estará enxergando. E a promoção fará grande sucesso, sim. E a tosquia do rebanho se dará, como antes, num compreensível ad-eternum. E a fogueira arderá pros incrédulos, que ainda se porá na lei, escrita pela crescente casta benzedora de fiéis votantes alçada às casas legislativas, consistórios do poder temporal... Sim, estará escrita pena fulminante pros hereges descrentes dos dogmas vendidos pelo empresariado da fé. 

George Alberto de Aguiar Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário