sábado, 9 de julho de 2011

O Menino e o Circo


Ôh raio! Ôh sol! Suspende a lua. Olha o palhaço que sai na rua.

Ôh raio! Ôh sol! Suspende a lua. Olha o palhaço que sai na rua.
Sonolento acordei muitas vezes, eu e meus irmãos, com o refrão cantarolado carinhosamente, às vezes por meu pai, às vezes por minha mãe. E a gente ia despertando criança pra escola, pro dia, pra vida. Um despertar gostoso que me dá saudades. Não sabia em que raios de lugar e hora tinham os meus pais escutado a música que, de quando em quando, me vem à mente. Só hoje, ao lembrar de novo a suave melodia, descobri a autora.
O Menino e o Circo - Eli Camargo

            Minha cidade amanheceu risonha!
            Chegou o circo! –  está a anunciar. 
            Grita o palhaço da perna de pau.
            Minha gente acorda para ouvir cantar.
                                                                                               
                                    E eu, menino, moleque de rua,
                                    Vou bem na frente, pra chamar atenção.
                                    Talvez me vendo assim animado,
                                    Me dê entrada o dono da função.

Ôh raio! Ôh sol! Suspende a lua.
              Olha o palhaço que sai na rua.
Ôh raio! Ôh sol! Suspende a lua.
              Olha o palhaço que sai na rua.    
           
                                    Quanto alegria! Foi armado o circo!
                                    Está em festa o largo da matriz.
                                    Em volta dele, corre a meninada,
                                    E eu, brincando junto, também sou feliz!

            Zé Fogueteiro hoje vai ao circo,
            Todo exibido, veio me contar,
            Pra queimar fogos, já ganhou bilhete.
            No camarote diz que vai sentar.

                   Ôh raio! Ôh sol! Suspende a lua.
                                 Olha o palhaço que sai na rua.

            Para juntar dinheiro, eu vou depressa
            Vender cocadas que a doceira fez!
            Vou lavar vidros, vou vender garrafas,
            Vou engraxar sapatos pra qualquer freguês.

                                    E se, de noite, pra meu desengano,
                                    Eu não  puder sentar na arquibancada,
                                    Eu, de gaiato, vou forçando entrada,
                                    Bem escondido, por baixo do pano.

  Ôh raio! Ôh sol! Suspende a lua.
                Olha o palhaço que sai na rua.
  Ôh raio! Ôh sol! Suspende a lua.
                Olha o palhaço que sai na rua.    

George Alberto de Aguiar Coelho

Um comentário: